Archive

julho 2018

Browsing

Quase uma necessidade nas manhãs, tomar café tornou-se uma deliciosa tradição na vida das pessoas. No entanto  apesar de ser uma grande paixão brasileira  poucos sabem como fazer café da maneira correta.

Alguns truques podem deixar sua bebida matinal ainda mais deliciosa como, por exemplo, a temperatura da água. Ao contrário do que se imagina, a água do café  filtrada ou mineral  não deve levantar fervura, pois pode queimar o pó. Continue conosco para conhecer e aprender 4 maneiras diferentes de fazer café!

1. No coador de pano

O café preparado no coador de pano  forma preferido dos brasileiros  fica mais saboroso e perfumado do que o feito em filtros de papel, pois os óleos essenciais não são absorvidos e o sabor do pó permanece. Outro fator que pode alterar o gosto, é ferver a água com açúcar, por isso, essa prática não é indicada. Veja como fazer um bom café coado no pano:

  1. esquente a água até a temperatura adequada (somente até iniciar fervura, quando aparecerem as primeiras bolinhas);

  2. acrescente o pó no coador (5 colheres de sopa de pó para 1 litro de água);

  3. adicione a água aos poucos, molhando o pó das laterais para o meio. Não force a passagem da água, o coador de pano retém mais sabor devido ao seu tempo de extração mais demorado.

2. Na cafeteira elétrica

As cafeteiras elétricas são ideais por sua praticidade no dia a dia. Ela permite que você faça outras atividades enquanto seu café é preparado sozinho. Alguns modelos podem fazer até café expresso. Você só precisa seguir os seguintes passos:

  1. coloque o filtro de papel dentro da máquina;

  2. adicione o pó de café no filtro (5 colheres de sopa, para 1 litro de água);

  3. acrescente água filtrada no compartimento próprio, ligue a cafeteira e pronto, é só esperar.

3. Na cafeteira italiana

Também conhecida como moka, a cafeteira italiana é feita de alumínio e funciona à base de vapor. Segundo baristas, o café fica mais saboroso, encorpado e o sabor lembra muito o café expresso. Ela é dividida em 3 partes: inferior, peneira e superior.

Agora, veja como preparar o café:

  1. acrescente água na parte inferior, até a marca da válvula de segurança;

  2. o pó de café deve ser colocado na parte da peneira (para esse tipo de cafeteira deve ser moído mais grosso, para não criar barreira no momento da passagem de água). Distribua-o bem, sem pressioná-lo. Aqui, a medida vai de acordo com o tamanho de cada cafeteira;

  3. encaixe a parte de cima da cafeteira, fechando-a bem. Dica: coloque algumas gotinhas de água fria dentro da parte superior, isso vai evitar que o café se torne amargo ao entrar em contato com o alumínio quente;

  4. finalmente, leve a cafeteira ao fogo. Fique atento para retirá-la no momento em que o café começar a subir.

4. Na cafeteira francesa

A cafeteira francesa  também conhecida como prensa  não utiliza filtro, pois possui uma tela fina capaz de separar a água do pó, no êmbolo. Por esse motivo, o café fica muito mais encorpado e saboroso que os outros. Para preparar café na prensa:

  1. escalde a cafeteira com água entre 80ºC e 90ºC para manter o café quente por mas tempo;

  2. acrescente na cafeteira o pó de moagem grossa (a proporção para essa cafeteira é de 8 gramas de pó para 100 ml de água);

  3. aqueça a água entre 80ºC e 90ºC, e adicione na cafeteira;

  4. mexa com uma colher e, em seguida, coloque a parte superior da cafeteira com o êmbolo levantado, deixando o café 4 minutos em infusão;

  5. após esse tempo, desça o êmbolo delicadamente, separando a borra do café. Ao servir, deixe o café descansar na xícara por mais 1 minuto, para que todas as partículas se assentem.

Você pôde acompanhar  passo a passo  4 maneiras diferentes de como fazer café. Escolha a que melhor combine com seu estilo e rotina, reúna os amigos no seu espaço favorito e tenha bons momentos tomando um cafezinho!

Este artigo foi útil? Gostaria de ter mais informações sobre esse assunto? É só entrar em contato com a gente. Nossa equipe está pronta para ajudar!

 

A área externa costuma ser um dos espaços mais agradáveis de uma casa. É o ambiente onde a família e os amigos podem se reunir para relaxar, festejar e dividir bons momentos. Por isso, a decoração de área externa deve ter a mesma importância que a dos demais cômodos.

Assim, esse espaço merece uma boa decoração e revestimento para torná-lo acolhedor, aconchegante e convidativo. E, para que você saiba melhor no que deve investir, separamos 4 tendências de decoração de área externa. Continue conosco para acompanhar!

1. Móveis externos

Quando se trata de móveis externos, além do efeito decorativo é preciso considerar a durabilidade dos materiais utilizados em sua fabricação.

A exposição ao clima pode diminuir a vida dos móveis, portanto, prefira mesas, bancos e cadeiras de madeira maciça, alumínio ou fibra para a área que terá exposição ao sol e à chuva. Mantenha os estofados à sombra, de preferência embaixo de um sombreiro.

Para áreas com piscina, as espreguiçadeiras são muito utilizadas, oferecendo durabilidade, beleza e conforto.

2. Jardim vertical

Atualmente, não é necessário um grande espaço externo para ter alguma vegetação, pois o jardim vertical é uma forma diferente de decorar as paredes da sua casa e cultivar suas plantas.

Além disso, você pode aproveitar melhor o espaço próximo ao jardim para dispor um conjunto de mesa e cadeiras, criando um delicioso ambiente próximo à natureza.

Cultive hortas e aposte também nas suculentas e antúrios, pois são fáceis de cuidar e muito charmosas. Plantas como a pata-de-elefante e a moreira também são ideais para a parte externa da casa, já que são muito resistentes ao clima.

3. Acabamento diferenciado

O acabamento externo também deve ser resistente à exposição ao clima. Para isso, existem acabamentos específicos que, além de duradouros, deixam o espaço mais bonito. O piso cimentício, por exemplo, é fabricado com concreto e tem alta durabilidade. Por ser antiderrapante, ele também é muito recomendado para área com piscina.

Outra grande tendência na parte de acabamento é o ladrilho hidráulico, que, além de também ser resistente e antiderrapante, tem grande variedade de estampas e é muito charmoso, ideal para espaço gourmet com churrasqueira.

O concreto aparente é outro acabamento simples e muito utilizado, devido a sua beleza e praticidade. Sua aparência rústica e, ao mesmo tempo, despojada deixa o espaço atraente e cria um contraste interessante junto ao jardim vertical.

4. Iluminação especial

A iluminação deve criar um aspecto aconchegante para o ambiente externo. As mais indicadas para isso são as lâmpadas quentes (amarelas), que criam a sensação de calor. Lamparinas e arandelas são encantadoras e muito utilizadas na área externa. No entanto, se o lugar for usado para jogos ou leituras, procure mesclar com lâmpadas frias (brancas).

Aposte em objetos diferentes para criar uma iluminação divertida, como garrafas, raladores e baldes. Para destacar plantas e peças decorativas, utilize refletores e balizadores.

A decoração de área externa é tão importante quanto o cuidado com o restante da casa, pois é nela que você vai passar muitos momentos relaxantes, além de ser o ambiente ideal para receber a família e os amigos. Agora que você já conhece as principais tendências, é só definir o seu estilo, decorar o ambiente e aproveitar!

Se você gostou das dicas e quer conhecer alguns produtos para compor a sua área externa, aproveite para conhecer a nossa loja!