As férias escolares estão aí e as crianças vão poder aproveitar para brincar à vontade. Afinal, elas merecem! Que tal recompensar esse esforço do ano inteiro com um espaço divertido e novos brinquedos para casa?
Brincar desenvolve a concentração, as expressões verbais e corporais, a criatividade e o autoconhecimento. Além disso, ensina a respeitar regras, afinal, a criança terá que fazer isso durante as brincadeiras, principalmente quando estiver com os amigos.
Quem mora em casa tem a possibilidade de montar um playground, o que é ótimo, pois permite que a criança curta aventuras ao ar livre, o que estimula a agilidade. Se não é o seu caso, opte por jogos e outros brinquedos que estimulem o raciocínio e o pensamento estratégico.
Veja 4 sugestões de brinquedos para a criança exercitar a mente e o corpo nesse verão.
1. Playground
Se você mora em uma casa com pátio, mesmo que seja pequeno, vale a pena investir em um playgroud. Hoje, há uma série de opções práticas, para todo tipo de espaço e para todas as idades.
As brincadeiras em playgrounds contribuem para a qualidade de vida. Com elas, as crianças fazem atividades físicas, gastam energia, o que indiretamente melhora os hábitos alimentares e o sono. Também são perfeitas para estreitar os laços entre pais e filhos, pois os adultos acompanham as crianças ao parquinho.
2. Patinete
Se a criança ainda não tem uma bicicleta, o patinete pode ser um bom começo, além de ser mais em conta. Com ele, ela vai treinar andar sobre rodinhas e vai aprender a lidar com a velocidade. Além disso, é um exercício divertido.
Não esqueça dos itens de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleiras. Isso é fundamental para quem está aprendendo e ainda não tem controle sobre o brinquedo.
3. Bicicleta
A maioria das crianças sonha em ter uma bicicleta. Não é para menos: ela garante horas de diversão, como disputa de velocidade, manobras radicais e passeios agradáveis. Além de tudo, é um excelente exercício.
Os itens de segurança descritos na dica anterior também são fundamentais para o uso da bicicleta. Se seu filho está começando, compre uma bicicleta com o aro que mais se adéque ao tamanho dele e com rodinhas de apoio. Depois que ele estiver craque, é só removê-las.
4. Jogos de mesa
Se você não mora em uma casa ou seu quintal não é grande, opte por jogos de mesa compactos. Mesas de disco air hockey, por exemplo, estimulam muito a agilidade. A criança precisa ter raciocínio e braços rápidos!
Hoje, há modelos que cabem em qualquer canto de uma sala ou uma garagem. Outras opções são o ping pong, o pebolim (também conhecido como totó ou fla-flu) e a sinuca.
Além de brinquedos divertidos, é importante que seu filho tenha um local próprio para desenvolver sua criatividade. Isso ajuda a criança a se organizar e a reconhecer que cada coisa tem o seu lugar. Tente fazer uma brinquedoteca ou separar um espaço do quarto que seja só para brincar.
Assim, seu filho vai entender que ali é o lugar de soltar a imaginação e vai aprender a não espalhar objetos pela casa toda. Também, tenha caixas organizadoras e estantes nesse espaço para que a criança possa guardar seus brinquedos e separá-los com a lógica que parecer mais coerente.
Existem muitos outros brinquedos para casa que são estimulantes, como jogos de quebra-cabeça, de memória, além, é claro, de bonecas e carrinhos, pois permitem a criação de histórias. Você deve apenas conferir se o brinquedo é adequado para a faixa etária do seu filho.
Quer mais dicas de produtos? Então, veja a sessão de brinquedos do nosso site.
Deixe um comentário