O espaço gourmet, nova tendência na arquitetura e decoração, tem feito muito sucesso nos projetos de construção de casas e apartamentos. A intenção deste ambiente é trazer praticidade e conforto, unindo cozinha, sala de estar e área externa.
Esse espaço de convivência leva comodidade e funcionalidade para o imóvel, tornando-se o ambiente perfeito para receber os amigos, reunir a família e realizar deliciosas refeições. São projetados em varandas de apartamentos e áreas externas quando realizados em casas.
Com algumas intervenções arquitetônicas, o espaço fica arrojado e funcional, e sua decoração pode variar do estilo mais rústico ao moderno, dependendo da preferência do proprietário.
Continue conosco e conheça 4 dicas para criar e decorar uma área gourmet!
1. Cores e revestimentos para o espaço gourmet
O espaço gourmet é normalmente uma área exposta a resíduos de gordura e outros tipos. Sendo assim, é fundamental escolher um piso que, além de bonito, seja fácil de limpar e seguro. Dê preferência a materiais resistentes ao calor e antiderrapantes, como pedras, azulejos de cerâmica e cimento.
Para criar um ambiente alegre e irreverente, abuse das cores na pintura e no mobiliário. Os ladrilhos hidráulicos têm uma grande variedade de estampas e cores, atribuindo um toque divertido para o espaço, bem como geladeiras, mesas, banquetas e armários coloridos.
2. Tipo de mobiliário indicado
A mobília do espaço gourmet vai de acordo com o estilo de decoração do morador. A área deve manter uma atmosfera despojada, porém seguindo a decoração do restante da casa. Prefira peças resistentes, fáceis de limpar e confortáveis.
Lembre-se de que, em áreas externas, os móveis sofrem mais com as ações do tempo e do clima, precisando de uma proteção especial para resistirem à incidência do sol e exposição à chuva.
Abuse das cores e de objetos com personalidade, como cadeiras, frigobar, quadros divertidos, luminárias e assentos ergonômicos e confortáveis.
3. Acessórios e utensílios
Um aspecto importante na hora de montar o espaço gourmet é equipá-lo com elementos que o deixem completo e funcional. Invista em geladeiras com freezer (para uma produção rápida de gelo), cooktop, churrasqueira, coifa e até um forno a lenha, se for de sua preferência.
Quanto aos utensílios culinários, dê preferência aos coloridos para trazer diversão e alegria ao ambiente. Lembre que você pode utilizá-los também como elementos decorativos.
Para ter sempre temperos frescos à mão, plante-os em vasinhos e use-os também para decorar as superfícies. Além disso, melhore a capacidade de entretenimento da sua área gourmet, equipando-a com TV, aparelho de som e jogos.
4. Cobertura segura
A cobertura do ambiente deve ser projetada para trazer conforto e segurança ao espaço gourmet. O pergolado é uma boa opção para evitar a iluminação natural direta, assim como coberturas metálicas e toldos.
Para aproveitar a luz do dia e garantir boa circulação de ar, invista em uma estrutura de ferro com telhado de material transparente. Se a sua preocupação é manter o ambiente fresco, escolha a telha sanduíche. Além de diminuir em até 90% o calor, também reduz ruídos externos.
O espaço gourmet é mais do que uma extensão do imóvel. Com seu uso frequente, ele se torna o novo coração da casa, reunindo família e amigos para passarem momentos prazerosos de lazer e entretenimento.
Neste post, você percebeu como é fácil deixar esse ambiente equipado, com ar sofisticado e, ao mesmo tempo, divertido e aconchegante. Gostou das dicas sobre espaço gourmet? Deixe um comentário e compartilhe com a gente suas impressões!
Deixe um comentário