O churrasco com família e amigos é um dos grandes prazeres da vida. Mais ainda, é satisfação para o anfitrião quando todos se deliciam com as carnes que ele preparou. Mas, para que seja perfeito, é preciso saber escolher as melhores carnes para churrasco.

Se já escolheu a churrasqueira ideal, garantiu bebidas geladinhas e deu aquela caprichada no local, confira então, neste post, nossas dicas para ajudá-lo a acertar na escolha da carne.

A escolha das peças

Sim, dá para fazer um grande churrasco sem gastar uma fortuna. É possível intercalar entre carnes de primeira e segunda no cardápio, uma vez que se saiba identificar alguns critérios de qualidade, como maciez, frescor e forma de corte.

Vejamos a seguir algumas carnes preferidas para a hora do churrasco. Entendam que não é uma lista padrão, pois muitas opções podem ser acrescidas ou retiradas conforme a criatividade do churrasqueiro, ok?

Picanha

Entre as mais famosas, a picanha é excelente para o preparo em churrasqueiras a carvão, pois o cozimento gradual confere a maciez que a peça tanto precisa.

Pode ser assada inteira ou cortada em bifes grossos, com a gordura voltada para cima. É importante saber que a peça da picanha nunca ultrapassa 1,5 kg. O que passar disso é uma carne mais barata que está aderida à peça.

Fraldinha

Leve e com preço acessível, possui pouca gordura e é de fácil digestão. Ideal para crianças ou pessoas que querem uma opção mais saudável. Sua fibra é longa e macia.

Fique atento ao colocá-la na churrasqueira, pois assa rapidamente e fica dura quando passa do ponto.

Asinhas de frango

Já que mencionamos saúde, pensando no mundo fitness, essa opção também não pode faltar. O frango possui menos gordura, mas esse corte em churrasqueira fica suculento e não perde em sabor para nenhuma outra carne.

Contrafilé

Versátil e com várias formas de preparo, o contrafilé também é excelente para churrascos. Ideal para os amantes de carnes malpassadas ou ao ponto.

Uma opção deliciosa é o bife de chorizo. Retirado do meio da peça, deve ser preparado com a gordura para dar maciez e extrair todo o potencial da carne.

Maminha

É a parte do boi com maior concentração de gordura, o que rende um churrasco saboroso e macio. Sirva em fatias finas e, se quiser, dê um toque gourmet com o acompanhamento de molho de ervas finas e manteiga.

A cor das melhores carnes para churrasco

No geral, carnes mais vermelhas e claras são as ideais. As escurecidas sugerem envelhecimento ou descongelamento anterior. Quanto mais fresca a carne, maiores as chances dela ficar saborosa e não gerar mal-estar aos convidados.

Ao optar por carnes congeladas, faça o descongelamento dentro da geladeira, para evitar contaminações.

A procedência da carne

Compre as carnes de um frigorífico conhecido, que atenda padrões de qualidade estabelecidos, sejam elas embaladas a vácuo ou adquiridas em um açougue de confiança.

Fique atento ao aspecto da gordura, se parece saudável, e se o açougueiro sabe cortar corretamente, com a faca em ângulo de 90º graus na fibra da carne.

Maciez e maturação

Aperte a carne para saber se ela está realmente macia, não tenha medo. A porção de gordura que compõe a peça também é garantia de uma carne molinha no pós preparo. Parte dela é derretida no aquecimento e penetra nas fibras, por isso ela é tão importante.

Se possível, prefira carnes maturadas, processo enzimático natural que submete a peça a uma temperatura controlada, para equilibrar seus níveis de maciez e sabor, ou seja, quanto maior a maturação, mais macia será a carne.

Marmoreio da carne

Uma carne com bom marmoreio é que aquela que apresenta boa quantidade de listras brancas no entremeio da fibra.

Como o alto marmoreio sinaliza gordura em excesso, essa opção foi deixada um pouco de lado nos últimos tempos. Portanto, se deseja equilibrar saúde e o prazer da boa mesa, consuma carnes marmoreadas, mas com moderação.

Preparamos este guia para que você possa escolher as melhores carnes para churrasco e se tornar referência nos encontros com a família e amigos.

Gostou do post? Se achou útil e quer dar uma leve indireta para um amigo churrasqueiro, compartilhe em suas redes sociais.

Write A Comment