Desde 1939, a famosa Dorothy do filme O mágico de Oz nos fala: “Não há lugar como o nosso lar”Uma moradia deve ser um ambiente de refúgio e de conforto! E, para que ela reflita isso, é preciso cuidar da manutenção da casa periodicamente.

Uma casa bem preservada gera valorização do imóvel e reduz “dores de cabeça” em longo prazo. Acumular tarefas ou ignorar problemas de simples resolução podem acarretar despesas futuras e danos estruturais severos.

Criamos, então, este post para ajudá-lo a organizar seu calendário de manutenção com dicas de prevenção e cuidados em diversos setores da casa. Preparado? Pegue seu café e continue a leitura!

Manutenções anuais, semestrais e mensais

Quando dividimos em etapas, os cuidados com a casa se tornam mais fáceis de realizar. É importante listar todas as tarefas e verificá-las periodicamente, para que nada escape e gere transtornos inesperados.

Crie uma agenda ou um esquema de tarefas a serem executados ao longo do ano e siga-os pontualmente. Até mesmo algumas atividades diárias, como a limpeza, são fundamentais na manutenção do lar.

No geral, encanamentos e parte elétrica devem ser revisados a cada seis meses. Calhas e telhados precisam de limpeza e verificação mensal, pois possíveis entupimentos e infiltrações costumam gerar danos rápidos na casa — e no orçamento!

Procedimentos como pintura das paredes ou reparos de móveis pedem uma avaliação a cada um ou dois anos. Também podem ser executados conforme necessidade: dependendo do volume de utilização, umidade do ambiente, presença de crianças pequenas na casa, etc.

Móveis e eletrodomésticos

Eletrodomésticos precisam de limpezas periódicas para garantir seu correto funcionamento. Limpe a geladeira e a máquina de lavar mensal ou quinzenalmente para evitar acúmulo de resíduos e entupimento de canaletas ou mangueiras.

Assim, você evita algumas visitas a mais do técnico ou até mesmo a troca de todo o equipamento em longo prazo.

O mesmo vale para móveis! Limpe-os com produtos adequados ao tipo de material e fique atento a sinais de desgaste em parafusos ou dobradiças, efetuando a troca quando necessário.

Encanamento

Verifique mensalmente se existem vazamentos nos canos, torneiras ou vaso sanitário. Efetue a troca das borrachas de vedação e passe fita “veda-rosca” nas conexões uma vez ao ano. Um vazamento ignorado eleva o consumo de água e, além de prejudicar o orçamento, afeta negativamente o meio ambiente.

Realize a limpeza dos ralos, caixas de gordura e sifões das pias de seis em seis meses, evitando também mau cheiro, aparição de insetos e entupimentos graves.

Telhado e canalização

Além da inspeção mensal, verifique calhas e telhados a cada chuva para evitar transbordamentos, aparição de mofo e infiltrações pela casa.

Limpe as folhas, observando se existem amassados ou espaços na junção das calhas. No telhado, observe a presença de rachaduras. Para ambos, efetue a troca de calhas ou telhas assim que possível e chame um profissional para reparos mais extensos, se for o caso.

Parte elétrica

Esse ponto precisa de muita atenção em uma casa ou apartamento. Fios expostos ou malcuidados podem resultar em queima de eletroeletrônicos, choques ou incêndios.

Semestralmente, confira a situação dos disjuntores e tomadas. Fique atento também à potência máxima permitida do chuveiro.

Caso o desarme dos disjuntores seja constante ou alguma tomada fique muito quente ao ser usada, chame um eletricista para verificar a sobrecarga da fiação.

Ferramentas indispensáveis para manutenção da casa

Para executar as tarefas, equipe sua casa com itens fundamentais. Separe um espaço para acomodar ferramentas e objetos de jardinagem, como escadas e mangueiras. Tenha também uma furadeira e uma caixa de ferramentas com alicates e chaves diversas.

Para pequenas reformas, mantenha em sua casa itens como martelo, nível, trena e arco de serra, bem como tesoura e fita isolante e veda-rosca para emergências.

A manutenção da casa é um dever de todos os moradores e não pode ser ignorada! Com os devidos cuidados, é possível preservar seu imóvel e fazer dele um ambiente agradável e funcional.

Se você gosta das nossas dicas de organização e sente que precisa dar um toque mais moderno ao seu lar, aproveite para conferir estas dicas de como criar e decorar um espaço gourmet em casa.

Write A Comment