Ter um espaço verde no lar tornou-se um desafio diante da diminuição de área externa e correria do dia a dia. O quintal deve ser tratado com a devida importância, afinal, é um espaço de convivência. A decoração para jardim proporciona um espaço lindo e aconchegante, com plantas e elementos que dão vida ao seu lar.
Além disso, uma boa decoração pode oferecer mais qualidade de vida para você e sua família, e também valorizar seu imóvel. Pensando nisso, separamos algumas informações e dicas para você ficar por dentro, e acertar na decoração do seu jardim. Fique conosco para se inspirar!
Tipos de decoração para jardim
Antes de escolher o estilo de decoração, avalie preferências e necessidades, itens já existentes, manutenção, tempo e cuidado. A seguir, confira os tipos de decoração para jardim mais comuns.
Clássico
Caracterizados por linhas geométricas formais, tradicionais no paisagismo francês e italiano. As podas são realizadas em formato de retângulos, losangos e círculos, combinando entre si e criando harmonia.
Inglês
Esse modelo comporta flores, folhagens e arbustos dos maiores tamanhos, sem ordem ou influência, com o objetivo de criar a ideia de um bosque. Suas linhas são curvas, e as plantas indicadas para esse estilo são jasmim, agapanto, tulipa e lavanda.
Colonial
Também conhecidos como jardim rural, tem como principal característica o uso de objetos de decoração antigos. Utilizam-se espécies nativas, seixos, pequenos lagos, cascalhos e bancos.
Rústico
É um excelente modelo para economizar água, e encaixam-se perfeitamente em varandas. Cactos e suculentas dão um clima árido a esse jardim, misturando-se corretamente com areia e pedras.
Contemporâneo
Com formas retas, esse jardim tem como intenção criar sensação de prazer e conforto, já que são combinados artigos para repouso e decoração moderna, utilizando decks, piscinas e plantas estruturais.
Dicas para caprichar na decoração
Organize seu jardim
Inicie a decoração por etapas, analisando cada espaço, compondo-o da maneira mais agradável aos olhos, e harmonizando-o. Se o local for de circulação, priorize espaços destinados às pessoas, visando caminhos e passagens.
Faça um pequeno planejamento sobre as possibilidades de iluminação. Isso vai determinar o tipo de jardim possível e plantas que vão se adaptar melhor. Com isso decidido, você pode pensar no tamanho da área disponível e quais plantas poderá plantar. Outra dica importante é providenciar materiais e ferramentas para realizar a manutenção do espaço.
Plantas e flores
Escolha plantas que se adaptem à iluminação recebida no jardim e ao clima da cidade. Não adianta plantar flores de sol pleno se seu jardim passa parte do dia com sombras. Se sua área tiver grande exposição a vento, procure flores que ofereçam certa resistência no caule. Hortaliças e árvores frutíferas também são bem-vindas na composição de um jardim.
Vasos para decorar
Em áreas de destaque, utilize vasos com flores, plantas ou até mesmo vazios. Esse elemento pode ter vários tamanhos, formatos e texturas, levando elegância e praticidade para o jardim.
Você pode fazer uma horta vertical na parede ou acomodar vasos pequenos com flores como ciclâmen, orquídeas e begônias. Vasos grandes com palmeira-leque, palmeira-ráfia e yucca dão um charme especial ao ambiente.
Passeios para circulação
Para compor espaços de circulação, podem ser utilizados materiais como pedras, britas, seixos e cascalhos. Eles dão um visual elegante e podem ser colocados como marcação na grama ou ao redor de plantas que integrem o passeio, como pinheiros e pingos de ouro. Um deck de madeira também é uma ótima ideia para a área de circulação, pois cria um ambiente integrado, proporcionando espaço de lazer para a família.
Móveis para jardim
A decoração do seu jardim pode ser complementada utilizando móveis, como conjuntos de mesa e cadeiras, espreguiçadeiras, ombrelones, poltronas, bancos e balcões. Ao escolher esses objetos, certifique-se da durabilidade de cada um. É necessário que apresentem resistência aos fatores da natureza, já que ficarão expostos ao sol, chuva e vento.
Neste post, você pôde conferir algumas dicas de decoração para jardim que vão ajudar na hora de criar o seu. Não se esqueça de escolher o estilo que mais combine com seu perfil e analisar a área disponível para não cometer erros.
Que tal começar a organizar os itens necessários? Veja esses conjuntos para jardim e coloque nossas dicas em prática agora mesmo!
Deixe um comentário