Não são somente os gaúchos que aprendem como fazer churrasco desde cedo. Em todo o país, essa refeição é uma das favoritas para receber amigos e família, tornando-se um evento social em que anfitrião e visitas se reúnem por algumas horas para comer e celebrar. É um momento de confraternização e companheirismo, que rende boas lembranças.

Entretanto, nem sempre é preciso organizar um grande evento para apreciar uma boa carne. Também é possível preparar um assado de forma simples, rápida e, o mais importante, sem muita sujeira. Para saber como, é só continuar conosco e seguir as dicas a seguir!

Escolha a churrasqueira certa

A escolha da churrasqueira é importante para que você consiga fazer um churrasco bem feito e sem sujar muito a casa. Além da tradicional a carvão, existem vários outros tipos de churrasqueiras versáteis e práticos, que garantem carne saborosa e pouca sujeira no seu ambiente.

Um dos modelos mais modernos e ecologicamente corretos é a churrasqueira a gás. Além de segura, por ter acendimento automático, não produz fumaça e prepara os alimentos de forma rápida, eficaz e sem sujar.

Outra opção ecologicamente correta e muito utilizada pela sua praticidade é a churrasqueira elétrica, que, por apresentar sistema de rotação, consegue assar a carne toda por igual, deixando-a suculenta e macia. Além disso, existe uma bandeja coletora de gordura, para evitar qualquer tipo de respingo ou sujeira.

No entanto, se a sua churrasqueira for do tipo tradicional, e você não imagina como fazer churrasco sem sujar a casa toda de carvão, aí vai uma dica: posicione uma bandeja na parte de dentro da churrasqueira, em seguida, coloque dentro dela papel-alumínio e, por último, o carvão. Isso permitirá que, após o churrasco, você remova todo o carvão e as cinzas junto do papel-alumínio e coloque direto no lixo, sem fazer bagunça.

Defina o corte

Depois de definir qual a churrasqueira ideal para utilizar, você deve escolher a carne e o tipo de corte. As carnes mais indicadas para fazer um bom churrasco são: picanha, fraldinha, alcatra, maminha e contrafilé.

Você pode assar em pedaços ou bifes grossos no espeto, em bifes e hambúrgueres na grelha e, até mesmo, o pedaço da peça inteira em papel-alumínio. O ideal é escolher de acordo com sua preferência e disponibilidade.

Tempere a carne

O tempero mais indicado para carne vermelha é o sal grosso. Uma dica para que sua carne fique temperada sem fazer toda aquela sujeira no chão é utilizar uma assadeira ou vasilha grande.

Já a carne branca pede um pouco mais de tempero na hora de seu preparo. Para isso, misture seus condimentos favoritos em um saco plástico limpo e grande, em seguida, coloque a carne dentro, amarre a boca do saco e chacoalhe até que todos os pedaços estejam temperados (para mais sabor, deixe marinando na geladeira por algumas horas), depois, corte a boca do saco e retire a carne, espetando-a ou levando à grelha. Depois disso, é só jogar o saco fora. Pronto, carne temperada e cozinha limpa.

Você pôde conhecer como fazer churrasco sem sujar a casa toda de forma fácil. Sempre que bater aquela vontade, é só seguir as dicas, acender o fogo e preparar uma deliciosa carne sem se preocupar com a limpeza depois.

Agora que você já sabe como fazer churrasco sem sujar a casa, que tal conhecer dicas para ter um espaço gourmet? É só clicar aqui!

Write A Comment