Quase uma necessidade nas manhãs, tomar café tornou-se uma deliciosa tradição na vida das pessoas. No entanto — apesar de ser uma grande paixão brasileira — poucos sabem como fazer café da maneira correta.
Alguns truques podem deixar sua bebida matinal ainda mais deliciosa como, por exemplo, a temperatura da água. Ao contrário do que se imagina, a água do café — filtrada ou mineral — não deve levantar fervura, pois pode queimar o pó. Continue conosco para conhecer e aprender 4 maneiras diferentes de fazer café!
1. No coador de pano
O café preparado no coador de pano — forma preferido dos brasileiros — fica mais saboroso e perfumado do que o feito em filtros de papel, pois os óleos essenciais não são absorvidos e o sabor do pó permanece. Outro fator que pode alterar o gosto, é ferver a água com açúcar, por isso, essa prática não é indicada. Veja como fazer um bom café coado no pano:
-
esquente a água até a temperatura adequada (somente até iniciar fervura, quando aparecerem as primeiras bolinhas);
-
acrescente o pó no coador (5 colheres de sopa de pó para 1 litro de água);
-
adicione a água aos poucos, molhando o pó das laterais para o meio. Não force a passagem da água, o coador de pano retém mais sabor devido ao seu tempo de extração mais demorado.
2. Na cafeteira elétrica
As cafeteiras elétricas são ideais por sua praticidade no dia a dia. Ela permite que você faça outras atividades enquanto seu café é preparado sozinho. Alguns modelos podem fazer até café expresso. Você só precisa seguir os seguintes passos:
-
coloque o filtro de papel dentro da máquina;
-
adicione o pó de café no filtro (5 colheres de sopa, para 1 litro de água);
-
acrescente água filtrada no compartimento próprio, ligue a cafeteira e pronto, é só esperar.
3. Na cafeteira italiana
Também conhecida como moka, a cafeteira italiana é feita de alumínio e funciona à base de vapor. Segundo baristas, o café fica mais saboroso, encorpado e o sabor lembra muito o café expresso. Ela é dividida em 3 partes: inferior, peneira e superior.
Agora, veja como preparar o café:
-
acrescente água na parte inferior, até a marca da válvula de segurança;
-
o pó de café deve ser colocado na parte da peneira (para esse tipo de cafeteira deve ser moído mais grosso, para não criar barreira no momento da passagem de água). Distribua-o bem, sem pressioná-lo. Aqui, a medida vai de acordo com o tamanho de cada cafeteira;
-
encaixe a parte de cima da cafeteira, fechando-a bem. Dica: coloque algumas gotinhas de água fria dentro da parte superior, isso vai evitar que o café se torne amargo ao entrar em contato com o alumínio quente;
-
finalmente, leve a cafeteira ao fogo. Fique atento para retirá-la no momento em que o café começar a subir.
4. Na cafeteira francesa
A cafeteira francesa — também conhecida como prensa — não utiliza filtro, pois possui uma tela fina capaz de separar a água do pó, no êmbolo. Por esse motivo, o café fica muito mais encorpado e saboroso que os outros. Para preparar café na prensa:
-
escalde a cafeteira com água entre 80ºC e 90ºC para manter o café quente por mas tempo;
-
acrescente na cafeteira o pó de moagem grossa (a proporção para essa cafeteira é de 8 gramas de pó para 100 ml de água);
-
aqueça a água entre 80ºC e 90ºC, e adicione na cafeteira;
-
mexa com uma colher e, em seguida, coloque a parte superior da cafeteira com o êmbolo levantado, deixando o café 4 minutos em infusão;
-
após esse tempo, desça o êmbolo delicadamente, separando a borra do café. Ao servir, deixe o café descansar na xícara por mais 1 minuto, para que todas as partículas se assentem.
Você pôde acompanhar — passo a passo — 4 maneiras diferentes de como fazer café. Escolha a que melhor combine com seu estilo e rotina, reúna os amigos no seu espaço favorito e tenha bons momentos tomando um cafezinho!
Este artigo foi útil? Gostaria de ter mais informações sobre esse assunto? É só entrar em contato com a gente. Nossa equipe está pronta para ajudar!
Deixe um comentário