O churrasco é um dos pratos favoritos na família de muitos brasileiros, e prepará-lo com sucesso envolve, além de boas técnicas, material de qualidade. Por isso, o mercado oferece diferentes tipos de churrasqueira para atender todas as necessidades.

No momento de adquirir uma delas, é preciso levar em conta alguns fatores, tais como: espaço disponível no ambiente, tipo de churrasco a ser realizado, qualidade do material, quantidade de pessoas que deverá atender e, até mesmo, a aparência do produto.

Pensando nisso, selecionamos os tipos de churrasqueira mais utilizadas e algumas informações sobre elas que vão ajudá-lo na hora de escolher a sua.

Tipos de churrasqueira a carvão

Alvenaria

É o modelo clássico e mais comum. Geralmente, é feita de tijolos e requer modificações na estrutura da casa para sua construção. Tem como vantagem o baixo custo, pela utilização de carvão, o que também permite que a carne fique mais saborosa.

No entanto, é necessário uso de uma chaminé para eliminar a fumaça produzida, sendo recomendada somente para casas e locais abertos. Este modelo é um pouco trabalhoso para acender e também para limpar.

Pré-moldada

A churrasqueira pré-moldada funciona da mesma forma que a de alvenaria. O que as difere é a pré-moldada ser um modelo comercializado pronto para a instalação. Feita em diversos tamanhos, é fácil de adaptar em qualquer espaço e evita o trabalho de mexer na estrutura da casa.

Outra diferença é que sua formação é de concreto e material térmico, para permitir a absorção de calor. Pode ser encontrada em modelo de vidro, oferecendo beleza à decoração do ambiente.

De ferro

A churrasqueira de ferro é apresentada em diversos tamanhos e materiais, podendo ser fixa ou portátil. Em geral, utiliza menos carvão que os outros tipos. Em alguns modelos, como bafo (que vem com uma tampa para simular os efeitos de um forno), seu aquecimento é mais rápido, produzindo menos fumaça que as outras.

Churrasqueira elétrica

Esse modelo é o mais vendido no mercado e se destaca por ser prático, produzir pouca sujeira e ser ecologicamente correto. É encontrado em vários tamanhos e designs, em formato fixo ou portátil.

Seu manuseio é fácil, devido ao acendimento automático e controle de temperatura. Sua única desvantagem é a utilização de energia elétrica. São ideais para espaços pequenos e apartamentos.

Churrasqueira a gás

Seu funcionamento é semelhante ao de fogões utilizando gás. É prática e também evita sujeira por não fazer o uso de carvão e ter bandeja coletora de gordura. Pode ser fixa ou portátil (ideal para levar em viagens). 

O acendimento é fácil e rápido por meio de botão e sua temperatura pode ser regulada de acordo com a necessidade do assado. É ideal para apartamentos e casas pequenas, pois, assim como a elétrica, não produz fumaça.

A escolha do tipo de churrasqueira é importante porque, muitas vezes, o preparo do churrasco é comprometido em consequência do mal uso do produto. A preferência pelo modelo correto pode transformar suas refeições e de sua família, despertando o desejo de sempre estar reunidos, desfrutando de um prato bem-feito e da companhia uns dos outros.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de churrasqueira, que tal escolher a sua agora mesmo?

 

Write A Comment